sábado, 26 de junho de 2010

Sono e Sonhos - Aula

Conforme dito na último encontro a algumas horas, no próximo sábado teremos a continuidade do tema sonhos e adiantaremos também questões acerca do tema:
Visitas espirituais entre os vivos + Transmissão oculta de pensamento.

Tal modificação programática se deve ao fato de que no dia 10/07, retomaremos o tema dos sonhos, com uma colega convidada que poderá trazer explicações mais corretas a respeito das questões individuais e psicológicas dos sonhos.

Deixo para vocês, este link que contém um ótimo texto: O sonho e o Espiritismo: uma abordagem médico e espírita de Maria Cristina Zaina sobre o tema, recomendo em especial a leitura das páginas 11, 12, 13 e 14. Conforme Kardec nos esclareceu, o Espiritismo anda de acordo com a Ciência, neste caso a visão científica corrobora com o que o espiritismo expressa sobre a temática.

Um abraço carinhoso....
Ariane...

quinta-feira, 24 de junho de 2010

EVOLUÇÃO DOS ANIMAIS - ESCLARECIMENTO NECESSÁRIO


No nosso último encontro, algumas questões ficaram confusas. Em virtude disso, preparei a seguinte imagem que trata da evolução do ser, afinal a lei de progresso é divina e universal. Portanto assim como nós, vivemos nos diferentes reinos e afim de evoluir à humanidade, os animais que conosco convivem também estão a caminho da evolução. Para dirimir eventuais dúvidas, basta clicar na imagem acima.

Abraço carinhoso

Ariane.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Escolha do Grupo: Tema Livre


No último encontro, a turma concordou em estudar como "tema livre", no dia 26/06, o assunto "Sono e Sonhos segundo a visão espírita".
Tendo em vista que o mesmo tema terá sua continuação no dia 03/07, teremos dois encontros para discutir essa temática de ampla curiosidade do grupo.
A fim de melhor planejar os encontros, aqueles que desejarem podem postar suas dúvidas no comentário a esse post.

*Para fins de direitos autorais de imagem declaro que as imagens postadas acima não são de minha autoria e que o autor não foi identificado.

DECISÕES DO GRUPO - Faz parte do meu show


Conforme foi decidido na última aula, neste sábado (19/06) iniciaremos o estudo da obra "Faz parte do meu show", de Ângelo Inácio, psicografada por Robson Pinheiro.
Segundo o site da Editora "Casa dos Espíritos" é um "romance que trata da descoberta da realidade espiritual por parte de uma personalidade marcante do rock brasileiro dos anos 80. Fala de coragem e arte, de música da alma, da transformação das dores em poesia. Os instantes após o desencarne, o socorro em hospitais espirituais, a proposta de utilizar sua música para despertar espíritos localizados em regiões de sofrimento do astral. Sexo, drogas e espiritualidade são alguns dos temas abordados com irreverência e equilíbrio, além do reencontro com grandes personagens da arte brasileira: Chacrinha, Elis Regina, Carlos Drummond de Andrade, entre outros."

A obra será estudada através da contraposição com as obras básicas, e verificando seu mérito e contribuição para o entendimento do plano espiritual e a juventude.

*Para fins de direitos autorais de imagem declaro que as imagens postadas acima não são de minha autoria e que o autor não foi identificado.

domingo, 13 de junho de 2010

Ser Feliz - Ditado por Hammed.

Encontrei este vídeo em um blog e gostaria de compartilhar este texto sobre a Felicidade que tanto buscamos... Será que ela depende do conforto de casa, da conquista daquele namorado (a) tão sonhado, de notas, de internet, de espaço e tempos físicos?

Interessante texto para se pensar... Ah, a música de fundo é legal!.

Os Três Reinos

Como texto complementar da aula do dia 12/06, seguem as questões do Livro dos Espíritos de Allan Kardec:

585 Que pensais da divisão da natureza em três reinos, ou melhor, em duas classes: os seres orgânicos e os inorgânicos? Alguns fazem da espécie humana uma quarta classe. Qual dessas divisões é preferível?
– Todas são boas, dependendo do ponto de vista. Sob o ponto de vista material, há apenas seres orgânicos e inorgânicos; sob o ponto de vista moral há, evidentemente, quatro graus.
☼ Esses quatro graus têm, de fato, características nítidas, ainda que seus limites pareçam se confundir. A matéria inerte, que constitui o reino mineral, tem somente uma força mecânica. As plantas, ainda que compostas de matéria inerte, são dotadas de vitalidade. Os animais, compostos de matéria inerte e dotados de vitalidade, têm além disso uma espécie de inteligência instintiva, limitada, com a consciência de sua existência e de sua individualidade. O homem, tendo tudo o que há nas plantas e nos animais, domina todas as outras classes por uma inteligência especial, sem limites fixados, que lhe dá a consciência de seu futuro, a percepção das coisas extramateriais e o conhecimento de Deus.

586 As plantas têm consciência de sua existência?
– Não; elas não pensam, têm apenas a vida orgânica.

587 As plantas têm sensações? Elas sofrem quando são mutiladas?
– As plantas recebem impressões físicas que agem sobre a matéria, mas não têm percepções e, portanto, não têm a sensação da dor.

588 A força que atrai as plantas umas às outras é independente de sua vontade?
– Sim, uma vez que não pensam. É uma força mecânica da matéria agindo sobre a matéria; elas não poderiam se opor a isso.

589 Algumas plantas, como a sensitiva e a dionéia, por exemplo, têm movimentos que demonstram uma grande sensibilidade e em alguns casos uma espécie de vontade. A dionéia, cujos lóbulos capturam a mosca que nela pousa, parece preparar uma armadilha para matá-la. Essas plantas são dotadas da faculdade de pensar? Têm uma vontade e formam uma classe intermediária entre a natureza vegetal e a natureza animal? São uma transição de uma para a outra?
– Tudo é uma transição na natureza, pelo próprio fato de que nada é semelhante e que, entretanto, tudo se liga. As plantas não pensam e, por conseguinte, não têm vontade. A ostra que se abre e todos os zoófitos não pensam: há neles apenas um instinto cego e natural.
☼ O organismo humano fornece exemplos de movimentos semelhantes sem a participação da vontade, como nas funções digestivas e circulatórias; o piloro5 se contrai ao contato de alguns corpos para lhes impedir a passagem. Deve ocorrer o mesmo com a sensitiva, na qual os movimentos não implicam, de modo algum, a necessidade de uma percepção e ainda menos de uma vontade.

590 As plantas têm, como os animais, um instinto de conservação que as leva a procurar o que lhes pode ser útil e a fugir do que as pode prejudicar?
– Sim, têm, pode-se dizer, uma espécie de instinto, isso dependendo da extensão que se dá a essa palavra; mas é um instinto puramente mecânico. Quando, nas operações de química, vedes dois corpos se reunirem, é porque se ajustam, ou seja, há afinidade entre eles; mas não chamais isso de instinto.

591 Nos mundos superiores as plantas são, como os outros seres, de uma natureza mais perfeita?
– Tudo é mais perfeito; mas nesses mundos superiores as plantas são sempre plantas, os animais são sempre animais e os homens, sempre homens.
Fonte: http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/le/le-2-11.html

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Como evolui o princípio inteligente nos três reinos?

Conforme foi visto nos encontros anteriores existem 3 elementos fundamentais no universo: a matéria, o princípio inteligente e Deus.
Conforme estudamos nas aula de Ciências, entendemos que a matéria até chegar no corpo humano, sofreu inúmeras modificações. Charles Darwin criou a teoria da evolução das espécies que através da seleção natural, estas aperfeiçoam-se com mutações até chegarem ao Homo sapiens.
Contudo também sabemos que nós não somos dotados apenas de um corpo físico, além dele possuímos nosso espírito e perispírito. Deste modo, fica a pergunta: como estes evoluem? Seguem a mesma lei de Darwin?
Como o corpo, espírito e perispírito avançam pelos 3 reinos (animal, vegetal e mineral)?
Para contribuir ou fazer refletir a questão, segue um trecho da obra "O problema do ser, do destino e da dor":
"A lei do progresso não se aplica unicamente ao homem. Ela é universal. Há, em todos os reinos da natureza, uma evolução que foi reconhecida pelos pensadores de todos os tempos. Desde a célula verde, desde o embrião flutuando nas águas, a cadeia das espécies, no decurso de séries variadas, tem-se desenrolado até nós.
Nessa cadeia, cada elo representa uma forma de existência que conduz a uma forma superior, a um organismo mais rico, mais bem adaptado às necessidades, às manifestações crescentes da vida. Mas, na escala da evolução, o pensamento, a consciência, a liberdade aparecem apenas depois de muitos degraus. Na planta, a inteligência fica adormecida; no animal, ela sonha; apenas no homem ela acorda, conhece-se, possui-se e torna-se consciente. A partir daí o progresso, de alguma sorte fatal nas formas inferiores da natureza, só pode realizar-se pelo acordo da vontade humana com as leis eternas." (Léon Denis, 2003, p. 122-123)
Até amanhã!
Um abraço carinhoso...
REFERÊNCIA:
DENIS, Léon. O problema do ser, do destino e da dor. Rio de Janeiro: FEB, 2003.

domingo, 6 de junho de 2010

Tema Livre

No sábado 26/06, o tema de nosso encontro será livre, isto é, escolhido por vocês, evangelizandos...
Por isso, peço que coloquem nos comentários a este post, os temas que vocês gostariam de estudar em sala de aula, de acordo com a Doutrina Espírita... A partir deles, montarei uma enquete para votarmos o tema de maior interesse no grupo.
Um abraço carinhoso...

Gênese, cap 3, itens 11 e 12.

Olá, pessoal. A título de complemento segue o fragmento extraído da Gênese... é esclarecedor.
O instinto e a inteligência
11. - Qual a diferença entre o instinto e a inteligência? Onde acaba um e o outro começa? Será o instinto uma inteligência rudimentar, ou será uma faculdade distinta, um atributo exclusivo da matéria?

O instinto é a força oculta que solicita os seres orgânicos a atos espontâneos e involuntários, tendo em vista a conservação deles. Nos atos instintivos não há reflexão, nem combinação, nem premeditação. É assim que a planta procura o ar, se volta para a luz, dirige suas raízes para a água e para a terra nutriente; que a flor se abre e fecha alternativamente, conforme se lhe faz necessário; que as plantas trepadeiras se enroscam em torno daquilo que lhes serve de apoio, ou se lhe agarram com as gavinhas. É pelo instinto que os animais são avisados do que lhes convém ou prejudica; que buscam, conforme a estação, os climas propícios; que constróem, sem ensino prévio, com mais ou menos arte, segundo as espécies, leitos macios e abrigos para as suas progênies, armadilhas para apanhar a presa de que se nutrem; que manejam destramente as armas ofensivas e defensivas de que são providos; que os sexos se aproximam; que a mãe choca os filhos e que estes procuram o seio materno. No homem, só em começo da vida o instinto domina com exclusividade; é por instinto que a criança faz os primeiros movimentos, que toma o alimento, que grita para exprimir as suas necessidades, que imita o som da voz, que tenta falar e andar. No próprio adulto, certos atos são instintivos, tais como os movimentos espontâneos para evitar um risco, para fugir a um perigo, para manter o equilíbrio do corpo; tais ainda o piscar das pálpebras para moderar o brilho da luz, o abrir maquinal da boca para respirar, etc.

12. - A inteligência se revela por atos voluntários, refletidos, premeditados, combinados, de acordo com a oportunidade das circunstâncias. É incontestavelmente um atributo exclusivo da alma.

Todo ato maquinal é instintivo; o ato que denota reflexão, combinação, deliberação é inteligente. Um é livre, o outro não o é.

O instinto é guia seguro, que nunca se engana; a inteligência, pelo simples fato de ser livre, está, por vezes, sujeita a errar.

Ao ato instintivo falta o caráter do ato inteligente; revela, entretanto, uma causa inteligente, essencialmente apta a prever. Se se admitir que o instinto procede da matéria, ter-se-á de admitir que a matéria é inteligente, até mesmo bem mais inteligente e previdente do que a alma, pois que o instinto não se engana, ao passo que a inteligência se equivoca.

Se se considerar o instinto uma inteligência rudimentar, como se há de explicar que, em certos casos, seja superior à inteligência que raciocina? Como explicar que torne possível se executem atos que esta não pode realizar?

Se ele é atributo de um principio espiritual de especial natureza, qual vem a ser esse principio? Pois que o instinto se apaga, dar-se-á que esse princípio se destrua? Se os animais são dotados apenas de instinto, não tem solução o destino deles e nenhuma compensação os seus sofrimentos, o que não estaria de acordo nem com a justiça, nem com a bondade de Deus.
Texto extraído da obra:
Kardec, Allan. A Gênese: os milagres e as predições segundo o espiritismo. Editora FEB, 2005, p. 97-99. Disponível em: aqui. Acesso em 04 jun. 2010.
Abraços.

Aula de Instinto e Inteligência - 04/06

Após cada encontro, pretendo postar alguma coisa sobre o tema...

A fronteira entre ações instintivas e inteligentes são tênues, pois, muitas vezes, acontecem concomitantemente. Por exemplo, devido ao instinto de conservação, o animal busca alimento, contudo a "estrategema" que efetua para conseguí-lo, muitas vezes, denota atos inteligentes.
Temos nos animais, conforme a questão 597 do Livro dos Espíritos, algo além do instinto que se parece com uma inteligência rudimentar submissa as necessidades. Ou seja, animais possuem instinto mais uma inteligência rudimentar.
Para mais esclarecimentos em torno na questão, deixo as seguintes referências:
- Livro dos Espíritos + A Gênese (basta olhar no índice e acharão o tema, recomendo ler os dois textos por frases que são ditas no LE e desditas na Gênese, este último contém em meia página a definição exata de um e de outro, vale a pena olhar)
- Textos de Renato Costa que pesquisa o assunto sob a ótica espírita e científica: Inteligência e Instinto: a tênue fronteira (demonstra os tipos de comportamente instintivo e aprendido) e As causas do instinto: terá chegado a hora de sabê-las? (apresenta a questão deixada em aberto por Kardec sobre a origem do instinto - do corpo? da alma? ou de uma inteligência externa?).
Durante o decorrer da semana, comentaremos a questão em aberto: quais as relações entre instinto, inteligência e moralidade?
Fiquem a vontade para postar comentários.
Abraço.
Ariane

sexta-feira, 4 de junho de 2010

ALGUNS SERVIÇOS QUE O ESPIRITISMO PODE FAZER POR VOCÊ

Recebi esta mensagem por email, e gostaria de compartilhá-la com vocês...

Um abraço carinhoso...

Instinto e Inteligência

Aula sobre "Instinto e Inteligência".

Como podemos definir um e outro de acordo com o Espiritismo?
Qual seria a fronteira entre eles?
Sua origem se encontraria no corpo, na alma, em uma inteligência externa?
Os animais possuem inteligência ou apenas instinto?
E nós seres humanos, possuímos o quê?
Qual a relação entre instinto, inteligência e moralidade? E instinto, inlteligência e sentimentos?
Será o instinto infalível? Será o instinto algo bom? E a inteligência?

Neste sábado, 05/06.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Documentário sobre a inteligência nos animais


Olá, amigos.
Ontem assisti a um documentário que vem demonstrar a inteligência que animais possuem, desde a extrema memória (um passarinho enterra 30 000 sementes, e no inverno, apesar da paisagem mudar, acha cerca de 27000), capacidade de contar (macaco), imitar (golfinho), usar ferramentas (genial o exemplo do corvo e macaco) e linguagem rudimentar...
Estes exemplos poderão incrementar nossas discussões deste sábado, que versa sobre "instinto e inteligência". Questão polêmica envolve sempre a mente animal...
Até sábado.
*Para assistir o documentário online, clique na imagem...
“Para fins de direitos autorais de imagem declaro que a foto usada acima não é de minha autoria e que o autor não foi identificado, assim como o link encontra-se em outro site de internet, sendo encontrado a partir da busca Google”.