sexta-feira, 11 de junho de 2010

Como evolui o princípio inteligente nos três reinos?

Conforme foi visto nos encontros anteriores existem 3 elementos fundamentais no universo: a matéria, o princípio inteligente e Deus.
Conforme estudamos nas aula de Ciências, entendemos que a matéria até chegar no corpo humano, sofreu inúmeras modificações. Charles Darwin criou a teoria da evolução das espécies que através da seleção natural, estas aperfeiçoam-se com mutações até chegarem ao Homo sapiens.
Contudo também sabemos que nós não somos dotados apenas de um corpo físico, além dele possuímos nosso espírito e perispírito. Deste modo, fica a pergunta: como estes evoluem? Seguem a mesma lei de Darwin?
Como o corpo, espírito e perispírito avançam pelos 3 reinos (animal, vegetal e mineral)?
Para contribuir ou fazer refletir a questão, segue um trecho da obra "O problema do ser, do destino e da dor":
"A lei do progresso não se aplica unicamente ao homem. Ela é universal. Há, em todos os reinos da natureza, uma evolução que foi reconhecida pelos pensadores de todos os tempos. Desde a célula verde, desde o embrião flutuando nas águas, a cadeia das espécies, no decurso de séries variadas, tem-se desenrolado até nós.
Nessa cadeia, cada elo representa uma forma de existência que conduz a uma forma superior, a um organismo mais rico, mais bem adaptado às necessidades, às manifestações crescentes da vida. Mas, na escala da evolução, o pensamento, a consciência, a liberdade aparecem apenas depois de muitos degraus. Na planta, a inteligência fica adormecida; no animal, ela sonha; apenas no homem ela acorda, conhece-se, possui-se e torna-se consciente. A partir daí o progresso, de alguma sorte fatal nas formas inferiores da natureza, só pode realizar-se pelo acordo da vontade humana com as leis eternas." (Léon Denis, 2003, p. 122-123)
Até amanhã!
Um abraço carinhoso...
REFERÊNCIA:
DENIS, Léon. O problema do ser, do destino e da dor. Rio de Janeiro: FEB, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário